The Angels-Youngsters: História de um Fã


Nesta postagem falar de uma das bandas pioneiras no rock e na surf music no Brasil, que gravou LPs e compactos cantados em inglês e instrumental na pré-jovem guarda e na jovem guarda, além terem criado os arranjos e gravado de 1963 à 1965 com Roberto Carlos, além de outros artistas como, Wanderleia, Golden Boys, Jerry Adriani, Célia Villela, etc. 

Conjunto formado no Rio de Janeiro em 1961 pelos irmãos Carlos Becker (voz e guitarra base) e Sérgio Becker (sax tenor),  Carlos Roberto "G.B." (guitarra solo), Jonas Damasceno (baixo) e Romir Pereira de Andrade (bateria). Em 1962, Chegaram ser atração na antiga TV Continental, com o programa, "O Encontro com os Anjos", dedicado ao público jovem., que ia ao ar três vezes por semana. . Com o sucesso alcançado, passou a acompanhar a cantora Célia Villela. Assistido pelo compositor e produtor Nazareno de Brito, foi levado à Copacabana Discos, com a qual assinou contrato de dois anos.

DEIXANDO UMA MARCA Um detalhe que poucos sabem, tamanha a importância deles como influência no típico ritmo do então "IE-IE-IE" tupiniquim, uma levada que virou "padrão" em tudo que veio depois do movimento, um ritmo e marcação muito peculiares no LP Roberto Carlos - Jovem Guarda, arranjado por eles e o último que gravaram acompanhando o cantor, em 1965. 
Eu sinto falta de um maior reconhecimento ao legado deste conjunto por parte dos vários documentários e programas de TV sobre a jovem guarda, não sei se pelo fato de terem gravado em inglês ao contrário dos demais artistas mais populares, em parte, quem está a frente de seu tempo corre esse risco, ainda mais no Brasil.

SUPER FÃ
Meu interesse pelo trabalho do The Angels/Youngsters começou "por tabela", com influência dos meus pais ainda na infância, e no final dos anos de 1980, passei a me interessar pelos primeiros LPs de Roberto Carlos, já que eram bem acessível encontrar as reedições em lojas convencionais, então adquiri os álbuns: "É Proibido Fumar" (1964), "Canta para Juventude" (1964), e "Jovem Guarda" (1965), todos gravados com acompanhamento de The Angels, que também haviam gravado várias músicas do LP "Splish Splash" (1963). Então, aquele som ficou marcado para mim, especialmente a sonoridade “daquela banda” que acompanhava Roberto.


Na contra-capa The Angels e Roberto no estúdio CBS

O "ENCONTRO" COM THE ANGELS
Somente no ano de 2002, durante uma temporada de shows em São Paulo, aproveitei para conhecer as lojas de discos das “Grandes Galerias”, achei em uma das prateleiras da Baratos Afins uma re-edição do LP, “The Angels – Hully Gully“ (1962), meu primeiro álbum do conjunto, sem a mínima ideia que tratava-se do mesmo pessoal dos aqueles discos de Roberto. Lembro bem como ouvi entusiasmado mais de uma vez esse LP, até hoje escuto bastante e com o mesmo entusiasmo, pois a sonoridade, os timbres de seus instrumentos, a ambiência do estúdio, a capa e estilo particular de executar cada instrumento chamam bastante atenção, eles não faziam apenas um mero cover, tem algo próprio deles, são releituras na verdade, além de músicas autorais.

1ª Edição - original Copacabana (adquirida depois)





 Depois foi a vez de encontrar o LP "7 Dias na TV" (1963), um dos mais difíceis de achar, um excelente disco com várias músicas de trilhas sonoras de seriados de TV e filmes da época, onde rearranjaram e executaram com elam cada faixa! 
Eu particularmente destaco entre minhas preferidas, "Naked City Theme" um timbre de guitarra que muito me deixa fascinado, de autoria de Billy May e Milt Raskin. e "Hawaiian Eye" de Jerry Livingston e Mack David.






Há poucos dias consegui o terceiro LP The Angels - Happy Week-end With, (1964) muito raro, passei mais de dez procurando achar por um preço não abusivo (hahah), ainda mais em bom estado de conservação, discos de vinil como esse e todo o contexto (música boa da qual eu gosto, boa prensagem, valor sentimental, etc), considero um achado histórico, beirando a arqueologia, com as guardadas proporções. 





SEGUNDA FASE DO CONJUNTO
Após encerrar o contrato com a Copacabana, The Angels foi para a CBS onde já gravavam com Roberto Carlos e outros nomes, mas não constavam na ficha técnica por questões contratuais, daí em diante passaram a ser The Youngsters.

Ainda faltam dois LPs da fase Youngsters, mas o garimpo continua, pelos outros dois discos.
Por enquanto um compacto duplo e um LP

Compacto duplo de 1964


LP de 1969 com Sérgio, Luiz, Jonas, Ivan e Milton
No ano de 2018 compus uma música em homenagem ao conjunto, intitulada The Angels, que para minha alegria e satisfação pude contar com a participação mais que especial de Romir Andrade, o primeiro baterista, gravou bateria e bongôs como em "Hawaiian Eye"



           Minha singela homenagem, "The Angels", com participação de Romir:




Romir, inclusive,  lançou um livro onde relembra muitos momentos vividos com The Angels/Youngsters. 


Exemplar autografado e dedicado a minha pessoa


Confira uma postagem relacionada, que fiz para o portal Universo Retrô

Recomendo também os blogs:  de Lúcia Zanette Brazilian Rock

Postado por Joanatan Richard

Comentários

Postagens mais visitadas