A Música Está Morrendo?


Tenho conversado em particular com algumas pessoas, sobre o quanto o mundo mudou, ao mesmo tempo em que a tecnologia e internet traz um mundo de informações e meios, estamos esquecendo as "FINALIDADES" e vivendo mais virtualmente e roboticamente.

A música como forma de expressão e arte com toda sua transformação ao longo das décadas também está sendo afetada drasticamente, as vezes me pergunto se a era da internet trouxe mais benefícios ou prejuízos na forma dessa arte fantástica chegar até as pessoas e elas acolherem reciprocamente.

MUITA INFORMAÇÃO E POUCO INTERESSE

É incrível que mesmo com tanta informação instantânea com a internet e tecnologias não vemos um real avanço no sentido de as pessoas buscarem música de qualidade (eu citei QUALIDADE, não ESTILO), mas eu arriscaria dizer que o que está acontecendo é, que quem está aberto ao "bom conhecimento", ao que é peculiar que vai buscar mais e usufruir dos novos e quase infinitos recursos para pesquisar e tomar iniciativa de conhecer novos artistas e suas obras, seja a procura de gêneros musicais específicos, nichos, ou ávidos por vários estilos de música boa e de qualidade (leia-se autenticidade). Quem não está aberto ou não tem a sensibilidade para tal, vai continuar seguindo apenas a "manada", apenas o que a grande mídia promíscua oferece e continuar acreditando em estórias de trancoso e contos da carochinha.

ALGUNS CONTOS DA CAROCHINHA:  

NOTA: Uma narrativa fictícia no que tange a seus personagens. Onde todos se encontram no mundo do faz de conta. Cada história tem sua ética ou moral a ser refletida e utilizada, com situações e/ou personagens não reais.

- Afirmar que os melhores artistas fazem um grande sucesso comercial nas grandes mídias (aparecer em programas de TV nacionalmente por exemplo) apenas por seus talentos e muito trabalho.

- Música boa não existe mais como antigamente.

- Milhões de curtidas e elogios nas redes sociais.


O QUE É MÚSICA BOA AFINAL?

Eu já tocava violão e guitarra e arriscava cantar e compor, quando um amigo amante da boa música e colecionador de discos abriu meus olhos para uma forma de entender o que era música de qualidade.

Eu passei a entender que música boa e de qualidade não é apenas aquele em que exímios músicos e interpretes executam, não basta ter a melhor técnica do mundo se não é feita com ALMA, AUTENTICIDADE, TALENTO, PAIXÃO, BOM GOSTO, muita sensibilidade, pode ter apenas dois ou três acordes em certos casos. Mas também bons timbres e ESCOLHA CERTA DO REPERTÓRIO para cada caso e artista ou grupo.

PALAVRA DE QUEM VIVE DE ARTE

Para quem ainda acredita na arte e em sua forma mais tenra e pura (me refiro ao público em gral não aos amigos artistas), apoie se puder, mais que palavras e elogios, que também são importantíssimos, mas compre o disco, seja download pago ou em vinil, CD,  camiseta, etc. Uma pequena compra por menor que seja ajuda a manter e estimula e dá suporte para produzir mais, assim a arte se mantem viva!

Por Joanatan Richard
www.jrichard.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas