AMPLIFICADORES DE GUITARRA FEITOS NO BRASIL, NOS ANOS 50 E 60!

No tempo em que ter um amplificador de guitarra importado (Fender, Gibson, Gretsch, Vox, Standel, Danelectro, etc), era ter uma "mosca branca" segundo a gíria, haviam os pioneiros fabricantes no Brasil, estimulados pela explosão do rock 'n' Roll, e consequêntemente da Guitarra elétrica!
A Del Vecchio, Ipame, Giannini, Phelpa, Sonelli, Snake, Palmer... fizeram a alegria de muitas bandas (conjuntos) de Rock Instrumental, Twist, Calypso Rock, Rock 'n' Roll, Hully Gully, etc. E muitas delas sequer saíram do anonimato, bandas da garagem, outras (e outros) estão até hoje no "show business", como é o caso de Roberto Carlos, Renato & seus Blue Caps, Erasmo Carlos, The Jordans, etc.


Um dos grandes nomes na construção de amplificadores de guitarra no Brasil é Carlos Alberto Lopes, conhecido também como "Sossego", em 1960 teve a idéia de escrever para a Fender (através de um amigo que sabia inglês) e pedir o esquema do Fender "Band Master" de 20 Watts, daí, passando a fabricar amplificadores baseados nos "moldes" da Fender!Um dos poucos que tinham um amplificador desses aqui, era o lendário guitarrista Betinho, que havia trazido um direto dos USA.
Outro grande nome envolvido no assunto é Agnaldo de Oliveira, que junto com Alfredo Cavalieri, que juntos fundaram outra histórica empresa fabricante de amplificadores e guitarras, a Phelpa!


DEL VECCHIO final dos anos 50


AMPLIFICADORES IPAME

IPAME/GIANNINI - início dos anos 60
10 Watts de saída, alto falante de 10", 2 canais normal e Bright, com volume e tone cada. Um dos primeiros amplificadores fabricados no Brasil, a curiosidade, é que a giannini encomendava da Ipame quando ainda não fabricavam amplificadores.

Fotos do Ipame 1966 são cortesia de Henrique Falcão do Blog: http://valvuladosrs.blogspot.com/

IMPAME 1966





AMPLIFICADORES GIANNINI
FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS POR SEU MIGUÉ (Grande especialista no assunto)
http://fotolog.terra.com.br/bomevelho:A

Giannini True Reverber 1966
Fabricado entre 1966-1968 - possui entrada 1 e 2, Brilho, Volume, Agudos, Graves, Reverb, Tremolo - 50 Watts de potência. A Giannini baseou-se no Super Reverb da Fender (de 1965)!


Giannini True Reverber II


Giannini Tremendão II

AMPLIFICADORES PHELPA
Empresa fundada por Agnaldo de Oliveira e Alfredo Cavalieri, em meados dos anos 60, extinta já nos anos 70, deixou a marca na história de amplificadores e guitarras no Brasil.
No filme "Em ritmo de aventura" de 1967, podemos ver a Phelpa nas mãos de Roberto Carlos, nas mãos do seu baixista e do guitarrista (o lendário 'Gato'), que além de suas guitarras e baixo Phelpa, os amplificadores Phelpa!
Phelpa 20W


AMPLIFICADORES SONELLI

A Sonelli foi uma fábrica de instrumentos localizada em Canela/RS, que funcionou de meados da década de 60 até o final da decada de 70, quando se extinguiu devido a um incêndio em suas instalações.

Sonelli Thunderbird 40.4
Caixa 2x12 com falantes novik - 2 canais com volumes independentes, graves agudos, vol. master e 4 entradas - 5 valvulas pré amplificadoras 12ax7, 12au7 E duas 6l6. Tem 40W


AMPLIFICADORES PALMER
Palmer V - 180
Empresa fundada pelo já citado Carlos Alberto (Sossego), esse amplificador foi projetado por ele mesmo, que antes havia projetado os amplificadores Giannini True Reverber, Thunder Sound, Vali-ant, Jet Sound, Tremendão, e o Mini Mighty.

Comentários

Postagens mais visitadas