Spectreman: Lembranças Marcantes


 

Posso afirmar que uma das minhas grandes influências artísticas vem de histórias de herois em quadrinhos, séries televisivas do meu tempo de criança e adolescência, uma que traz muitas saudades de minha infância é a de Spectreman, exibida no Brasil no início dos anos 1980, pela antiga TV Tropical (atual TV Pernambuco)/TVS (atual SBT), lembro que por volta das 18h começava, e naquele tempo sem internet e de poucos recursos quem perdesse não tinha como ver de novo, então era uma "briga" paa não ter que ir até a padaria comprar o pão, pois sempre ao voltar já havia começado aquele episódio do herói japonês. 

Segundo o wikipedia, Spectreman (スペクトルマン é uma série de televisão de ficção científica do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente pela Fuji Television entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida de 1981 a 1982 pela Rede Record (em parceira com a TVS Canal 11 - Rio de Janeiro ) e de 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).
O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Dr. Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.


Um dos pontos altos era na hora que o heroi em estado humano transformava-se no androide, aquilo mexia com a nossa emoção e sentimento infantil (hoje saudosista, he he he he), podemos constatar a importância da música em vários outros segmentos artísticos, bela melodia e interpretação dos envolvidos na gravação. 
No vídeo abaixo o tal tema da hora da transformação e da versão origina de abertura no Japão.


                                          Abertura e tema original japonês 


                                          Tema de abertura em inglês


By Joanatan Richard
www.jrichard.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas